O Campeonato do Chile Primeira B é a segunda divisão do futebol chileno e é composto por 16 equipes. É uma competição muito importante para o futebol do país, já que é um trampolim para as equipes buscarem o acesso à primeira divisão.

A história do Campeonato do Chile Primeira B começa em 1952, quando o torneio foi criado oficialmente. Desde então, muitas equipes já participaram e foram rebaixadas à terceira divisão. No entanto, algumas delas também conseguiram subir para a primeira divisão. Atualmente, a equipe mais bem-sucedida da Primeira B é o Santiago Wanderers, que já ganhou o torneio quatro vezes.

Além do Santiago Wanderers, outras equipes que participam atualmente do Campeonato do Chile Primeira B são: San Marcos de Arica, Deportes Melipilla, Deportes Temuco, Deportes Copiapó, San Luis de Quillota, Deportes Puerto Montt, Magallanes, Coquimbo Unido, Deportes La Serena, Rangers Talca, Deportes Valdivia, Deportes Santa Cruz, Ñublense, Barnechea e Deportes Santa Cruz.

Dentro desta competição, muitos jogadores têm a oportunidade de se destacar e ganhar uma chance de subir para a primeira divisão. Alguns dos craques que já passaram pela Primeira B são: Jean Paul Pineda, Gustavo Canales, Carlos Muñoz, Rodrigo Toloza, Jonhatan Benítez e Braulio Leal.

Uma curiosidade interessante sobre o Campeonato do Chile Primeira B é que em 2011, a equipe Deportes Melipilla foi eliminada do torneio por causa da má conduta de seus torcedores. Eles jogaram coquetéis molotov dentro do campo durante uma partida e, por isso, Deportes Melipilla foi desclassificada do torneio.

Outra curiosidade sobre este torneio é que o técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, campeão mundial com o Brasil em 2002, treinou algumas equipes da Primeira B chilena durante sua carreira, como o Cobreloa e o Cerro Porteño.

O Campeonato do Chile Primeira B é uma competição importante para o futebol chileno e permite que novos talentos surjam e ganhem destaque. Além das equipes e jogadores, a Primeira B também tem muitas histórias e curiosidades interessantes. É uma competição que vale a pena acompanhar.